ENGLISH
EMPRESADESAFIOSESCOLA INDUSTRIALAÇÃO SOCIALBLOGTRABALHE CONOSCOCONTATO
HOME > EMPRESA > QUALIDADE
QUALIDADE
FOCO NO OBJETIVO E QUALIDADE NO RESULTADO
A EIM é uma empresa que sempre teve a Qualidade como princípio básico para o desenvolvimento de suas atividades. Assim, foi definida a Política da Qualidade, na qual estão os nossos objetivos e o que precisamos fazer para garantir a qualidade de nossos serviços.


ISO 9001
A certificação ISO, que em 1999 estabeleceu na Empresa o Sistema de Qualidade, foi o ponto de partida para um amplo processo de modernização administrativa.

O Sistema de Gestão da Qualidade engloba todas as fases do negócio, desde a identificação das necessidades e expectativas do mercado, até a satisfação do cliente através dos serviços prestados, promovendo um relacionamento de parceria com todas as partes interessadas no negócio.

Manter este padrão de excelência só é possível através do desenvolvimento dos recursos humanos e da melhoria dos processos. Por esta razão, a Empresa promove treinamento e aprendizado permanente de seu corpo técnico.


PROCESSO 5S
Os conceitos do 5S são conhecidos há várias décadas e vêm sendo aplicados desde então. O senso, que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional, convém se tornar hábito, costume e cultura.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza, identificação de materiais e espaços, a manutenção e melhoria do próprio 5S. A EIM utiliza o sistema 5S em suas obras, a fim de garantir maior produtividade, redução de despesas e melhor aproveitamento dos materiais, melhoria da qualidade de serviços, menos acidentes de trabalho e maior satisfação dos colaboradores. Os 5S são:

Seiri
Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.

Seiton
Senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.

Seisō
Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco desse procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.

Seiketsu
Senso de Higiene ou Saúde. É preciso manter a higiene, cuidar da saúde física, mental e emocional.

Shitsuke
Senso de autodisciplina ou hábito, costume. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4S anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.


KANBAN
A utilização de ferramentas inovadoras de Gestão à vista e o uso de artefatos de metodologia ágil como quadros Kanban e gráficos burndown facilitam a visualização do acompanhamento de todas as atividades diárias e o andamento dos projetos na EIM. O Kanban facilita, além do acompanhamento de quem está executando certas atividades, a visualização por parte do gestor, que evita questionamentos sobre o andamento das atividades. O uso do quadro Kanban incentiva uma estrutura projetada dos setores que o utilizam.


KAIZEIM
A EIM Instalações Industriais é uma empresa certificada ISO 9001 e, para manter seu padrão de qualidade, tem vários requisitos, sendo um deles a melhoria contínua dos processos. A EIM tem um compromisso com a qualidade em tudo que faz. Pensando nisso e se baseando na excelência dos japoneses, foi criado o projeto KaizEIM: Kaizen + EIM.

O projeto KaizEIM é um projeto de Gestão Inovadora que utiliza a ferramenta japonesa Kaizen atrelada à Gestão de Conhecimento e ao incentivo à participação voluntária e ativa de todos os seus colaboradores.

A essência do processo Kaizen está no conteúdo humano nele embutido, pois são as pessoas que, usando técnicas específicas, mas principalmente seus cérebros, criam um processo de melhoria que nasce, cresce e nunca morre. O lema do Kaizen é "hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje".

O conceito de melhoria contínua é aplicado em todas as direções:

• Processos industriais podem ser melhorados;
• Métodos de trabalho podem ser otimizados;
• Defeitos de qualidade podem ser eliminados;
• Perdas podem ser reduzidas;
• O serviço ao cliente pode ser aprimorado.

A ferramenta Kaizen consiste numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos.


PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
Programa de Incentivo aos colaboradores para recompensá-los pela superação e performance aplicada na busca dos resultados da empresa, aliando as estratégias organizacionais com as atitudes das pessoas dentro do ambiente de trabalho EIM.


POLÍTICA DE QUALIDADE
Satisfazer clientes, colaboradores e sócios, através do desenvolvimento de recursos humanos e melhoria contínua de processos.
FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com